Adolescentes de Itapetininga devem se vacinar contra HPV e Meningite

Começou neste mês de março a Campanha de Mobilização para a vacinação do adolescente contra o HPV e Meningite em Itapetininga. Meninas de 09 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos, deverão se vacinar contra o HPV. Já a vacina contra a meningite, será para meninos e meninas de 11 a 14 anos. As vacinas já estão disponíveis em todos os postos de saúde do município. Para receber as doses, o adolescente deverá levar sua carteira de vacinação.

HPV

O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. O vírus atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

Meningite

A Meningite é uma doença causada por uma bactéria chamada “Neisseria meningitides”, que possui diferentes sorogrupos. Esta doença provoca sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito ou sinais de inflamação das meninges, e quando não diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais.

Anúncios